Conecta Recursos - Regras e Condições de Utilização

1. Informações Gerais

As presentes Regras e Condições (Regras) foram desenvolvidas para esclarecer ao usuário o objetivo do Conecta Recursos (https://conectarecursos.firjan.com.br), bem como orientá-lo para o uso correto do portal.

O portal Conecta Recursos, assim como todas as suas páginas, foi idealizado pela Firjan como um espaço para que indústrias e empresas de todos os setores possam colaborar entre si para evitar o desperdício de recursos, atribuir valor aos seus resíduos e atuar em uma economia colaborativa e circular, por meio da extensão do ciclo de vida dos produtos e materiais e da otimização do uso de recursos ociosos.

O portal Conecta Recursos, assim como todas as suas páginas, foi idealizado pela Firjan como um espaço para que indústrias e empresas de todos os setores possam colaborar entre si para evitar o desperdício de recursos, atribuir valor aos seus resíduos e atuar em uma economia colaborativa e circular, por meio da extensão do ciclo de vida dos produtos e materiais e da otimização do uso de recursos ociosos.

O Conecta Recursos permite que os usuários cadastrados e logados no portal criem anúncios de recursos ociosos ou em desuso a disponibilizar, de forma gratuita ou remunerada, a outras empresas, os usuários também podem criar anúncios sobre recursos que estejam buscando para utilização em seu processo produtivo. Os recursos anunciados podem se classificar como: resíduos e matérias-primas, maquinário e equipamentos, infraestrutura e espaços, ou logística e transporte.

As condições para a publicação do anúncio são:

  • Que o recurso ofertado se caracterize como uma sobra (por exemplo, um resíduo de produção ou uma matéria-prima comprada e não utilizada) ou um recurso ocioso (como um equipamento que é utilizado poucas vezes ou um espaço físico subutilizado e que pode ser compartilhado).
  • Que o recurso ofertado não se caracterize como o negócio da empresa cadastrante. Não é permitido que um usuário oferte seus próprios produtos ou serviços de qualquer tipo, mesmo que estes estejam relacionados à economia circular ou a serviços ambientais.

2. Cadastro de usuário

Ao efetuar seu cadastro, o usuário deverá informar, obrigatoriamente:

  • Primeiro e Último Nome (obrigatório)
  • DDD e Telefone de contato (obrigatório)
  • E-mail de contato (obrigatório)
  • Senha (obrigatório)
  • Categorias de interesse (opcional)
  • Tipo de anúncio em que está interessado (opcional)
  • CNPJ da empresa (obrigatório)
  • Razão social (obrigatório)
  • Nome fantasia (opcional)
  • DDD e Telefone da Empresa (opcional)
  • Website da Empresa (opcional)
  • Flags de aceite, ciência e responsabilidade do fornecimento de dados pessoais (obrigatórios).

As regras sobre privacidade e tratamento das informações dos usuários estão listadas no Termo de Uso e Privacidade.

O portal permite que os usuários recuperem suas senhas de forma autônoma, indicando o e-mail informado no momento do cadastro. O usuário receberá uma mensagem de e-mail com um link único para criação de uma nova senha.

3. Cadastro de anúncios

Para criar um anúncio, o usuário logado deverá informar, obrigatoriamente:

  • Título (obrigatório)
  • Categoria (obrigatório)
  • Descrição (obrigatório)
  • Sugestão de aplicação (opcional)
  • Quantidade (obrigatório)
  • Métrica (opcional)
  • Valor (opcional)
  • CEP (obrigatório)
  • Imagem do recurso (opcional).

Os anúncios cadastrados serão submetidos à moderação dos administradores do portal. O objetivo da moderação é exclusivamente verificar a conformidade do anúncio com as Regras e Condições do portal e validar o enquadramento do recurso anunciado na categoria adequada.

Caso o administrador identifique a necessidade de edição das informações, o usuário será comunicado por e-mail para que faça a adequação necessária. O usuário também será comunicado por e-mail caso seu anúncio tenha a categoria reclassificada.

Caso o administrador identifique que o anúncio não está em conformidade com estas Regras e Condições, o anúncio será recusado e o usuário será comunicado por e-mail.

Os anúncios de empresas associadas à Firjan ficam assinalados com um ícone azul. Essa identificação é feita automaticamente por meio do CNPJ informado pelo usuário no momento do cadastro no Conecta Recursos.

A veracidade do conteúdo dos anúncios publicados no portal e as características dos recursos nelas elencados são de inteira responsabilidade dos usuários que os cadastraram.

4. Manutenção e edição de anúncios

O portal permite que os usuários excluam, renovem e editem seus anúncios e informações, sempre que necessário.

Os anúncios têm validade de 60 dias, expirando após esse período, caso o usuário anunciante não opte pela renovação no momento oportuno.

Dois dias antes da expiração de cada anúncio, o usuário anunciante receberá uma notificação por e-mail e poderá optar pela renovação por mais 60 dias, prorrogáveis.

Caso o usuário opte pela renovação, será demandado que responda à pergunta sobre ter ou não realizado negócios a partir daquele anúncio. Da mesma forma, caso opte pela não renovação, será demandado a responder à pergunta sobre o motivo da exclusão do anúncio.

5. Ferramentas de negociação entre usuários

Sempre que um novo anúncio for criado, o portal enviará um e-mail para os usuários que tenham sinalizado interesse naquela categoria de anúncio, levando em consideração o tipo de negociação e/ou categoria indicados pelos usuários durante o cadastro no portal.

A visualização das informações dos anúncios (Tipo de negociação, Categoria, Título, Descrição, Sugestão de uso, Quantidade, Local e Valor) pode ser feita por qualquer pessoa que acesse o portal, independentemente de ser cadastrada ou ter feito login no portal.

Já para utilizar a ferramenta de perguntas ou acessar os dados do usuário anunciante, é preciso estar cadastrado e logado no portal. Qualquer usuário logado poderá publicar uma pergunta sobre um anúncio. Neste momento, o usuário anunciante será notificado por e-mail e poderá publicar a resposta por meio do portal. Ao ter sua pergunta respondida, o usuário interessado será notificado por e-mail e poderá visualizar a resposta dentro do anúncio, no portal.

As perguntas inseridas por um usuário em um anúncio devem estar atreladas ao proposto, não podendo haver qualquer tipo de ofensa ou debate que fuja ao objeto pactuado, sob pena de exclusão da postagem e bloqueio do usuário.

Qualquer usuário logado poderá acessar as informações de contato do usuário anunciante de um anúncio. Ao clicar na opção “Quero fazer negócio”, o usuário interessado receberá por e-mail as informações de contato do anunciante e as visualizará no portal, abaixo da descrição do anúncio. Já o usuário anunciante será notificado por e-mail e receberá as informações de contato do usuário interessado.

A negociação dos recursos disponibilizados pelas empresas será efetuada diretamente entre os interessados, ficando a Firjan isenta de qualquer responsabilidade por eventuais danos ou prejuízos provenientes dessa negociação.

A Firjan não cobra qualquer tipo de taxa pela fixação dos anúncios, nem recebe comissão pelas operações realizadas a partir do portal, sendo a utilização totalmente gratuita.