Firjan e Economia Circular

A necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com desempenho social e ambiental positivo não é uma novidade. Há décadas, a Firjan vem acompanhando a internalização das estratégias de sustentabilidade nos negócios das empresas e testemunhando o amadurecimento dessa abordagem e a concretização dos seus resultados.

Mas a ciência nos aponta que ser sustentável não será suficiente. Com as tendências de crescimento populacional e de consumo, a quantidade de recursos disponíveis não dará conta da demanda, mesmo com uma indústria muito eficiente. É aqui que entra a economia circular: uma proposta de nova relação de produção e consumo com diversas oportunidades para a indústria.

Antenada a esta tendência, a Firjan posicionou a economia circular como abordagem estratégica nas suas atividades desde 2016. O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro destaca a abordagem de economia circular em lugar da gestão de resíduos no fim de linha, com objetivo de pautar políticas públicas e estratégias corporativas. Naquele ano, realizamos ainda o evento Ação Ambiental focado em circularidade.

De lá pra cá, trabalhamos com a sensibilização e o suporte às empresas para oportunidades de negócio e a transição para práticas circulares tanto por meio da Firjan, Casa Firjan e Firjan Senai.

Competitividade:

  • Internalização dos preceitos da economia circular nas ações de advocacy e representatividade da indústria fluminense, alinhando as propostas de políticas públicas às características do setor;

  • Participação ativa na construção da futura norma ISO sobre Economia Circular, garantindo a representatividade da indústria brasileira e fluminense nos encaminhamentos.

Capacitação:

  • Celebração de acordo de cooperação técnica com a iniciativa holandesa Circo, por meio do Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, para replicar metodologia de identificação de oportunidades circulares nas indústrias:
    -Trilhas de Design Circular ofertadas pela Casa Firjan/Circo às empresas, para capacitá-las e apoiá-las na aplicação prática dos princípios do design circular em seus produtos e modelos de negócios;
    -Oficinas de Design Circular de Produto ofertadas pela Casa Firjan/Circo aos profissionais de design, para sensibilizar e incentivar a adoção de práticas circulares em produtos, a partir da revisão da cadeia de valor.

Consultoria do Instituto Firjan SENAI de Tecnologia Química e Meio Ambiente:

  • Para identificar oportunidades circulares por meio da Análise do Ciclo de Vida (ACV) de produto, guiando à adoção de estratégias circulares na cadeia de valor; e

  • Para impulsionar a circularidade nas empresas por meio de diagnóstico e estratégias de negócios, identificando benefícios econômicos e ambientais e facilitando a comunicação para stakeholders.


A transformação da Bolsa de Resíduos para o atual Conecta Recursos faz parte dessa trajetória. Mais do que reaproveitar resíduos, acreditamos no potencial da indústria para o compartilhamento, a colaboração e o combate ao desperdício de recursos.